Arraiolos: tapetes, gastronomia e muito mais!
- Viajando Sempre
- 18 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Neste post, vou contar um pouco sobre Arraiolos, cidade alentejana conhecida por seu patrimônio cultural, especialmente pelos seus tapetes, com padrões geométricos tradicionais bordados à mão. Continue a ler para saber mais detalhes da história dos famosos tapetes e ainda descobrir as melhores dicas para aproveitar a gastronomia e cultura dessa charmosa vila.

O que fazer em Arraiolos
Por aqui, nós adoramos visitar a cidade de Arraiolos, pois é um lugar muito charmoso, com gastronomia alentejana (deliciosa!), um castelo incrível e muito mais!
Arraiolos fica localizada a apenas 1h20 de Lisboa, ou seja, é um ótimo destino para uma viagem de fim de semana ou feriado. É uma das principais cidades do Alentejo e você pode combinar a visita lá com uma passada em Évora, que fica pertinho. Atenção! Essa região tem temperaturas que variam muito. No inverno chega a 5º e no verão pode chegar nos 45º (capriche no protetor solar e chapéu).

Se você tiver apenas um dia para explorar Arraiolos, aqui estão algumas sugestões de passeios:
Castelo de Arraiolos: visite o Castelo de Arraiolos, um dos poucos castelos circulares em Portugal e no mundo. A vista do topo proporciona uma visão panorâmica da vila e dos arredores.
Igreja de São Salvador: explore a Igreja Matriz de Arraiolos, também conhecida como Igreja de São Salvador, um edifício histórico com uma arquitetura simples e encantadora.
Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos: descubra a rica tradição dos tapetes de Arraiolos neste museu. A exposição oferece informações sobre a produção e o design dessas peças artesanais únicas. Mais abaixo eu conto mais sobre este lugar.
Passeio pelo Centro Histórico: caminhe pelas ruelas estreitas e sinuosas do centro histórico de Arraiolos. Admire as casas caiadas de branco, as flores coloridas nas janelas e absorva a atmosfera pitoresca da vila. Um charme!
Almoço em um Restaurante Local: experimente a culinária alentejana em um dos restaurantes locais. Eu sou a maior fã! Pratos tradicionais, como migas, açorda, e pratos à base de carne de porco, são especialidades desta região. Mais abaixo eu dou a dica de dois lugares que gosto mais em Arraiolos.
Passeio pelos Jardins do Paço dos Henriques: relaxe nos Jardins do Paço dos Henriques, desfrutando de um ambiente tranquilo e paisagens verdes.
Compra de Tapetes e Artesanato Local: visite as lojas locais para comprar tapetes de Arraiolos e outros produtos artesanais. Tem muita coisa interessante para decorar a casa!
Café na Praça: termine o dia com uma pausa em um dos cafés na Praça Lima e Brito, no coração da vila. Aproveite para saborear um café ou provar um doce típico da região.
Festival “O Tapete Está na Rua” - Vivendo a cultura de Arraiolos
Conhecer as festas tradicionais portuguesas é uma das coisas que mais gosto de fazer com a minha família. E em Portugal, festa é o que não falta! O festival “O Tapete Está na Rua” é uma das festas mais interessantes e recheadas de história de Portugal.
Este festival acontece no verão e ficamos muito encantados de conhecê-lo. Andamos pelas ruas e conseguimos ver todo o processo de como são feitos os tapetes de Arraiolos. Tivemos a oportunidade de acompanhar desde o início, começando pela tosquia/tosa das ovelhas, depois as etapas de tecer o fio, tingir o fio, as bordadeiras trabalhando e fazendo os tapetes pelas ruas, até finalmente vermos o tapete pronto. Curiosidade: sabia que na época medieval a urina estava presente no tingimento dos fios? Ainda bem que não está mais! hehe
Quando não há festa, podemos também entender todo o processo no Centro interpretativo do Tapete de Arraiolos, que fica no centro da cidade, em um prédio do antigo Hospital da Misericórdia. É muito curioso aprender mais sobre esses tapetes, que têm séculos de história: acredita-se que o primeiro tapete tem registro de 1598, na vila de Arraiolos.
E olha que interessante! Havia em Lisboa um antigo elétrico que foi restaurado em 2019, e vestido no interior com tapete de Arraiolos, batizado de “Elétrico Arraiolos”. Fofo, né?
Gastronomia Alentejana - O que (e onde) comer em Arraiolos
Além dos tapetes e do famoso castelo, a gastronomia dessa região é espetacular! Os pastéis de toucinho - um doce original deste local - as empadas, os deliciosos pratos de porco preto e as sopas alentejanas já são motivos suficientes para você visitar Arraiolos.
Anota a dica! Os restaurantes que mais gostamos em Arraiolos foram o República do Petisco e o Alpendre.

Aproveite este lugar incrível e conte comigo se precisar de ajuda para organizar a sua viagem ou para levar você até Arraiolos.
Kommentare