Roteiro de 6 dias em Londres com adolescente: a minha viagem com a minha filha Giullia
- Viajando Sempre
- 13 de nov. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 13 de dez. de 2023
Levei a minha filha de surpresa para Londres no aniversário de 15 anos dela! A nossa aventura foi maravilhosa e em 6 dias passeamos muito e conhecemos atrações super variadas deste destino. Continue a ler para descobrir de perto o nosso roteiro.

Como preparei uma “viagem surpresa” para a minha filha
A nossa viagem começou com um desejo da minha filha Giullia: fazer uma viagem sozinha comigo para comemorar seus 15 anos. Ela pediu para que fosse um destino surpresa, então, uns dois meses antes da viagem, ela elencou cinco destinos que gostaria de conhecer na Europa. Como moramos em Portugal, este era um pré-requisito importante, para que fosse um local perto.
Pedi ajuda para a minha outra filha, a Lara, e juntas escolhemos o destino: Londres! Começamos então a montar o roteiro e comprar alguns passeios online. Estes preparativos são fundamentais para tudo correr bem na viagem. E já é uma delícia sentir a viagem se materializando…
Perto da data da viagem, entregamos para a Giullia um envelope com uma passagem de brincadeira, sem o destino. Falamos que a temperatura seria fria, para ter uma ideia do que levar na mala (somente uma bagagem de mão).

No dia de viajar, meu marido nos levou ao aeroporto de Lisboa e contou a ela qual era nosso destino. "Londres"! Ela ficou extremamente contente.
Tomei cuidado de fazer um roteiro com 2 dias livres, pois gostaria que ela escolhesse algo que eu não tinha escolhido...e foi o que aconteceu. Um dos lugares que ela queria ir, era o Museu da Guerra que não estava no roteiro.
Roteiro de 6 dias em Londres: as nossas escolhas
Duas horas e quarenta e cinco minutos de voo separam Lisboa de Londres, esta cidade incrível que transcende o tempo! Londres tem um caldeirão cultural de museus, teatros, monumentos e bairros incríveis, foi uma delícia descobrir mais sobre esta cidade com a minha filha.
Dia 1 - Dia de bater perna: chegamos, London!
O nosso voo era bem cedo, então tínhamos o dia todo para aproveitar. Chegamos no aeroporto de Standed, e pegamos o transfer (de aproximadamente 1h de ônibus até a estação Victória. Nosso Hotel Victoria Inn era próximo da estação e perto "para quem gosta de andar" de vários pontos turísticos. Recomendo!
Check-in feito e lá fomos nós, caminhar! O dia estava lindo com sol e a temperatura super agradável. Fomos caminhando até a Westminster Bridge, pois não tínhamos horário para nada. Paramos para tirar fotos sobre o Rio Tamisa, a clássica foto na cabine telefônica entre outras. Continuamos nossa caminhada, passamos pelo The Royal Parks, Big Ben, Abadia de Westminster, Buckingham Palace, e outros pontos turísticos no caminho. Esse dia resolvemos passar em um supermercado que tinha próximo ao nosso hotel e comprar algumas coisinhas, apesar de nosso hotel ter café da manhã. Não sei vocês, mas eu adoro conhecer supermercado quando viajo!
Dia 2 - Passeios clássicos e muitas atrações culturais
O nosso dia começou com um passeio bem divertido e clássico de Londres. O museu de cera Madame Tussaud. Compramos o ingresso antecipadamente e como o nosso horário era as 9h30, decidimos ir de táxi para não nos atrasarmos. Os táxis em Londres costumam ser bem caros, mas não quisemos arriscar e optamos por gastar um pouco mais e chegar na hora!
Depois, seguimos para London Eye, uma espécie de roda gigante que proporciona uma vista maravilhosa da cidade. A London Eye também compramos antecipadamente o ingresso e tinha horário marcado.
Da London Eye, pegamos um metrô para os próximos passeios. Achei bem fácil andar de metrô em Londres, é só ter atenção pois há muitas linhas.
Na parte da tarde, visitamos dois museus ótimos, que gostamos muito:
Museu de História Natural (Natural History Museum) - Aborda a Terra e as diferentes formas de vida. Fundado em 1881, abriga em média 80 milhões de espécies de ciências naturais, dividido em cinco coleções; botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia. Há também diversas exposições temporárias, e nesse dia estava tendo uma sobre o corpo humano. Entrada gratuita, mas é bom agendar antecipadamente pelo site.
Museu Britânico (The British Museum) - Fundado em 1753, possui uma coleção permanente com mais de 8 milhões peças (nem todas estão em exibição) entre eles mais de 40.000 livros e antiguidades procedentes da Grécia, Roma, Egito, Oriente Médio e América. Entrada gratuita.
Depois dos museus, fomos em direção a Piccadilly Circus e, no caminho, paramos para tomar um sorvete vegano na Udderlicious Ice Cream. A Piccadilly Circus é uma praça muito famosa, onde se pode passear, fazer compras, comer etc. Neste local encontra-se a Loja da Lego, da M&M’s e muito mais...
Dia 3 - Londres a bordo do Big Bus
Hoje foi dia de passear no ônibus turístico, o Big Bus London. Para iniciar nosso passeio, fomos a pé até a estação de metrô Victoria. No dia anterior, pegamos o mapa/roteiro do trajeto para escolher os pontos que iríamos conhecer/para com o ônibus.
Nossa primeira parada foi o Palácio de Kensington (Kensington Palace), lugar de residência da família britânica há mais de 300 anos, inaugurado em 1689. Foi uma delícia caminhar pelos Jardins Kensington (Kensington Gardens) e visitar por lá lugares como o Albert Memorial, a Princess Diana Memorial Fountain e a estátua de bronze dedicada ao Peter Pan.
Seguimos até Notting Hill, pois eu queria tirar a clássica foto na livraria do filme, mas para nossa surpresa (não pesquisei antes) a livraria não existe mais, hoje é uma loja de souvenir, mas mesmo assim fizemos uma foto!
Caminhamos ainda pela Portobello Road, que é famosa por receber aos sábados o Portobello Road Market, um mercado de segunda mão. A Giullia queria muito tomar o famoso sorvete feito no Algodão Doce na Milk Coll Ice Cream e lá fomos nós. Infelizmente a sorveteria não existe mais.
Depois disso, voltamos para nosso passeio no Big Bus, porém naquele dia estava acontecendo manifestações e o trânsito estava caótico.
Paramos na estação ferroviária de King's Cross para ver a Plataforma 9 ¾ do Harry Potter, mas não conseguimos tirar foto, pois a fila estava gigantesca. Esta estação ficou famosa porque é o local onde parte o expresso para Hogwarts - o começo da grande aventura do Harry Potter.
Nossa última parada foi na Tower Bridge, tiramos muitas fotos e andamos a margem do Rio Tâmisa. Devido às manifestações ao longo do dia, chegamos tarde e não conseguimos fazer o passeio de barco no Rio Tâmisa. Mas tudo bem, teremos que voltar uma outra vez.

Dia 4 - Reencontros e muita emoção
Saímos logo cedo de metrô para o Museu da Guerra (Imperial War Museum) - que foi fundado em 1917. Passamos boa parte da manhã lá, pois a Giullia se interessa muito pelas histórias da Guerra.
Para mim também foi uma experiência incrível! O Sr. Graham Zeitlin, que esteve na 2º Guerra Mundial, nos contou um pouco do que viveu, nos mostrando fotos da escola, residência entre outros documentos. Bem emocionante… Essa foto ele me autorizou a tirar, porém algumas partes não podíamos tirar fotos e respeitamos isso, claro.
Na parte da tarde fomos encontrar uma grande amiga nossa do Brasil, que estava fazendo um curso de inglês em Londres e aproveitamos para conhecer Camden Town. Esta zona ficou muito famosa nos anos 70, e hoje funcionam centenas de lojas, estúdios de designers, cafés e restaurantes. É aqui que tem uma estátua da Amy Winehouse, porque ela morava em Camden e frequentava e tocava nesta região.
Saímos e fomos em direção à Piccadilly para irmos para casa, mas demos aquela parada básica para tomar o famoso Chá Inglês, na Whittard Chelsea 1886.
Dia 5 - Conhecendo Oxford
Saímos logo cedo e fomos para a estação Paddington pegar o expresso e seguir para Oxford, na companhia da nossa amiga. O trem era muito bom e o trajeto demorou aproximadamente 1h. Caminhamos o dia todo, conhecemos diversos lugares de Oxford, uma cidade linda. Como estávamos no período das férias da Páscoa, a cidade estava praticamente vazia.
Oxford, uma cidade encantadora situada no coração de Inglaterra, é conhecida por sua rica herança acadêmica e arquitetura deslumbrante. Com suas antigas universidades, jardins pitorescos e atmosfera intelectual é uma graça e vale a pena conhecer!
Voltamos para Londres e nos despedimos dessa grande amiga minha, que iria continuar seus estudos e depois voltaria ao Brasil. É claro que esta despedida teve choro…
Dia 6 - Hora de voltar para casa
Dia de voltarmos para casa. Então acordamos cedo, tomamos nosso café no hotel, fizemos o check-out e seguimos para aproveitar os últimos minutos desta linda cidade.
Seguimos andando para o Palácio de Buckingham para ver a troca da guarda, que acontece às segundas, quartas, sextas e domingos, às 11h. Chegamos mais cedo para tentar encontrar um lugar bom. Tinha bastante gente, mas como era segunda-feira, conseguimos ver.
A troca da guarda acontece dentro do Palácio, mas de fora você vê os guardas marchando em direção ao Palácio, juntando-se com os que lá estão. A troca dura aproximadamente 45 minutos ao som de uma banda tocando músicas clássicas.
Em seguida, tentamos entrar na The Queen's Gallery And Shop mas estava com fila, e não tínhamos muito tempo, então passamos na loja para conhecer, tiramos algumas fotos e seguimos para tomar nosso último chá.
Paramos na The English Rose Café comemos um delicioso bolo de limão com um café e um chocolate gelado com chantilly. Seguimos para pegar nosso transfer de volta para o aeroporto Luton e voltar para Lisboa.
Essa foi nossa viagem maravilhosa: eu e minha filha, comemorando seus 15 aninhos. Conversamos muito, nos perdemos, demos risadas, comemos, tomamos nossos chás, encontramos nossa grande amiga, enfim nos divertimos muito. Inesquecível!

Precisa de ajuda para montar o seu roteiro para Londres? Entre em contato!