top of page

Conhecendo a Costa da Ligúria, na Itália - Roteiro de 8 dias

  • Foto do escritor: Viajando Sempre
    Viajando Sempre
  • 13 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de jan. de 2024

Ah, a Itália! Um dos meus lugares favoritos no mundo. Neste post vou contar mais para vocês sobre a minha experiência na Costa da Ligúria, em abril de 2023, com toda a família.



Situada na costa noroeste da Itália, a Costa da Ligúria é um verdadeiro paraíso à beira-mar. Caracterizada por suas vilas coloridas à beira de penhascos, a região é mais conhecida pelas Cinque Terre, um conjunto de cinco pitorescas vilas. Com uma culinária que combina sabores frescos do Mediterrâneo, como o famoso pesto genovês, e uma atmosfera que oscila entre o charme histórico de Gênova e a elegância de Portofino, a Costa da Ligúria é certeza de uma experiência única, com muita história, cultura e belezas naturais.


Curiosos para descobrir mais sobre este famoso destino, partimos em Abril deste ano eu, meu marido, minhas filhas Giullia e Lara (de 19 e 17 anos) e minha mãe Sylvia, de 74 anos. Saímos de Lisboa até Bérgamo em um voo curto de 2h50.


Dia 1 - A chegada!


Saímos do aeroporto de Bérgamo e seguimos para Gênova com o carro que alugamos. O trajeto teve duração de mais ou menos 2h30 (paramos rapidamente para comprar água e só).


Ao chegar em Gênova, estacionamos o carro perto do famoso aquário da cidade (www.acquariodigenova.it) e fomos ao apartamento deixar nossas coisas.


Em seguida, saímos para conhecer o centro histórico a pé e paramos para tomar sorvete (o melhor sorvete da viagem, inclusive!) e para comer focaccia. Fomos até o mercadinho para comprar o nosso jantar e voltamos para o apartamento, pois estávamos todos cansados.



Dia 2 - Passada em Portofino e chegada em La Spezia


Antes de seguirmos viagem, passeamos um pouco pelo porto de Gênova. É um lugar lindo e, além do aquário, tem outras atrações interessantes, como um elevador 360°panorâmico e a “La Biosfera”, bola de vidro que internamente simula uma floresta tropical. Vale a visita e rende boas fotos!


Saímos de Gênova e fomos para Camoglia, um lugar incrível, onde passeamos, tomamos café e comemos focaccia. Seguimos pela costa, uma estrada linda até Santa Margherita. Estávamos indo para Portofino, quando um policial nos avisou que o estacionamento da cidade estava cheio, e que teríamos que deixar o carro em Santa Margherita mesmo e irmos de ônibus ou barco. Optamos por ir de ônibus até Portofino onde passeamos, almoçamos e tomamos sorvete.


Portofino é uma cidade linda e super charmosa. Hoje em dia é famosa, pois é a região que inspirou o filme da Disney, Luca. Depois de Portofino, pegamos o carro em Santa Margherita em direção a La Spezia. Até chegar lá, passamos por 34 túneis. Uau, né?


Chegamos em La Spezia e fomos até o mercado para nos abastecermos para o café da manhã. Em viagem, quando ficamos em apartamento, normalmente optamos por fazer assim, que fica mais confortável e econômico.



Dia 3 - La Spezia e Cinque Terre de trem


Tomamos café da manhã no apartamento e seguimos a pé para a estação de trem. Compramos o ticket de 1 dia para Cinque Terre, na época custando 18€ adulto e 14€ sênior. O ticket de 1 dia dá direito a parar nas 5 estações (modelo Hop On Hop Off), a utilizar o banheiro nas estações e o Wi-Fi. Os bilhetes podem ser comprados na hora.


Conhecemos as “cinque terre” no mesmo dia, o que foi maravilhoso, porém um pouco cansativo… Fomos direto para Monterosso, depois Vermazza, seguido de Corniglia, depois Manarola e por último Riomaggiore. Em uma próxima vez, eu dividiria em 2 dias para ficar menos cansativo e aproveitar mais. Também faria um passeio de barco para ver de outro ângulo. Como estava frio, tinha poucos barcos e resolvemos não nos aventurar.



Dia 4 - La Spezia e Sanremo


Saímos de La Spezia e fomos conhecer Portovenere, onde tomamos café. Portovenere é uma cidade encantadora, com suas coloridas fachadas à beira-mar. Seguimos até Rapallo pela costa, onde paramos para almoçar pizza. Apesar da chuva, seguimos firmes na autoestrada até San Remo, onde tínhamos alugado um apartamento.



Dia 5 - San Remo - Mônaco - Sanremo


Resolvemos fazer um passeio diferente e conhecer Mônaco. Saímos de carro, deixamos o carro na estação de Arma Taggia e fomos até Ventimiglia, onde trocamos de trem e fomos até Mônaco.


Descemos na estação e nos dividimos, pois viagem em família é assim! Temos que respeitar os gostos e limites de cada um. Enquanto a minha mãe foi para a parte baixa da cidade, nós fomos ver a troca da guarda no Palácio Real. Nos atrapalhamos um pouco no caminho e sem querer (que sorte!) passamos pelo Jardim Exótico, um lugar lindo que está atualmente fechado (com possível reabertura em 2024). Chegamos a tempo de ver a troca da guarda, como queríamos. Ufa!


Depois, caminhamos por ruazinhas lindas, encontramos a minha mãe, tomamos sorvete e fomos andar no famoso autódromo de Mônaco. Nosso almoço foi no restaurante Jack, com uma vista privilegiada para a pista. Tivemos pique ainda para subir até o Casino e ver de fora o Hotel Paris, além de espiar as vitrines de grifes, que só Mônaco tem.


Voltamos para a estação e pegamos nosso trem de volta. Quando chegamos em San Remo, paramos ainda para tomar uma cerveja com tapas por ali. Sim, nossa família é animada!



Dia 6 - San Remo - Imperia - San Remo


Um dia mais light comparado com os outros, mas muito gostoso. Acordamos com calma e fomos conhecer San Remo, passeamos, caminhamos e fomos almoçar na Marina.


Depois, voltamos para casa para descansar um pouco. Mais tarde, fomos até Imperia, uma cidade portuária conhecida como a “cidade das azeitonas”. Por lá, comemos uma pizza em uma pizzaria chamada Besugo: estava tudo uma delícia!



Dia 7 - San Remo - Milão - Bergamo


Logo cedo, saímos do apartamento, paramos para tomar café da manhã e seguimos viagem. Fomos pela costa até quase Imperia e subimos para autoestrada no sentido Milão, onde passamos por muitos (muitos mesmo) túneis!


Demos uma parada “básica” em Milão (por que não, né?). Fomos na Duomo, na Galeria Vitória Emanuelli, vimos a estátua de Leonardo Da Vinci, fomos até o Arco Della Pace e passamos ainda no Castelo Sforzesco. Rendeu bem o passeio! Depois, seguimos para Bergamo para dormir e no dia seguinte viajar para Portugal, de volta para casa.



Conhecer a Costa da Ligúria em família foi um sonho realizado. O nosso roteiro contemplou todos os nossos desejos e vimos paisagens inesquecíveis. Voltamos cheios de lembranças lindas e coração cheio. Alla prossima, Itália!


Precisa de ajuda para organizar o seu roteiro para Itália? Fala comigo!


Viajando Sempre - by Fabi Zavatta.

2023 Todos os direitos reservados.

Turismo de Portugal
bottom of page